Terminal Intermodal de Maringá: Uma conquista viabilizada pelo trabalho de Ricardo Barros
Planejamento e articulação: o início de tudo

O Terminal Intermodal de Maringá é um marco para a mobilidade urbana da cidade e símbolo de como a boa política pública pode transformar a vida dos cidadãos. Desde sua concepção até a entrega da obra, a atuação do deputado federal Ricardo Barros foi determinante para garantir que esse projeto saísse do papel e se tornasse realidade.
A ideia do Terminal Intermodal surgiu no início da década de 2010, dentro de um plano de modernização da mobilidade urbana de Maringá. Em 2013, graças à articulação de Ricardo Barros junto ao governo federal, o projeto foi incluído no PAC 2 – Mobilidade Médias Cidades, do Ministério das Cidades.
Barros, que também ocupava cargo de secretário estadual à época, representou o Paraná nas negociações em Brasília e garantiu que Maringá fosse contemplada com R$ 63,1 milhões em recursos federais para obras de transporte coletivo — incluindo o terminal e corredores de ônibus.
Financiamento assegurado com apoio político
Em 2014, foi assinado o contrato de financiamento com a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 64 milhões. Ricardo Barros teve papel direto nas tratativas com a Caixa e demais órgãos federais, atuando para garantir condições favoráveis e agilidade no repasse dos recursos.
“Sem articulação política, muitas obras ficam pelo caminho. Eu me empenhei pessoalmente para que o terminal de Maringá tivesse prioridade em Brasília”, afirma o deputado.
Execução e superação de desafios
Mesmo fora da base do governo municipal, Barros continuou acompanhando de perto a obra, prestando apoio técnico e institucional para que ela fosse retomada e concluída.

Inauguração e legado
O Terminal Intermodal Dr. Said Felício Ferreira foi inaugurado em 28 de fevereiro de 2020. A nova estrutura é quatro vezes maior que a antiga rodoviária, preparada para dezenas de linhas urbanas e, futuramente, integração ferroviária.
Durante a cerimônia, a Prefeitura de Maringá reconheceu publicamente a importância da atuação de Ricardo Barros e dos demais deputados da legislatura anterior para a viabilização dos recursos federais.
Mais do que uma obra: um símbolo de desenvolvimento
Além do financiamento principal via PAC, Ricardo Barros também apoiou o município com emendas parlamentares complementares, garantindo investimentos adicionais para a infraestrutura de transporte de Maringá.
“O terminal é mais que uma obra de mobilidade. Ele representa integração, desenvolvimento e cuidado com o futuro da cidade. Tenho orgulho de ter contribuído para essa conquista histórica”, destaca Barros.
Comprometimento contínuo com Maringá
Entre 2013 e 2020, Ricardo Barros esteve presente em todas as fases do projeto: concepção, articulação política, captação de recursos, solução de entraves e celebração da entrega. Sua atuação técnica como engenheiro civil e política como deputado federal consolidou a viabilidade de uma das obras mais significativas da história recente de Maringá.