Ricardo Barros entrega UTI Pediátrica e celebra acordo para instalação de fábrica de vacinas em Maringá
Secretário de Indústria, Comércio e Serviços do Paraná reforça compromisso com a saúde e o desenvolvimento econômico do Estado
O secretário de Indústria, Comércio e Serviços do Paraná, Ricardo Barros, marcou presença em Maringá, nesta sexta-feira (21), para anunciar avanços significativos na área da saúde e no setor biofarmacêutico do Estado.
No Hospital da Criança, Barros celebrou a entrega de 10 leitos de UTI Pediátrica, destinados a crianças e adolescentes de média e alta complexidade. Na mesma ocasião, participou da assinatura do acordo de intenções da Sinovac Biotech, que prevê a instalação de uma unidade de fabricação de vacinas na cidade.
Hospital da Criança de Maringá amplia capacidade de atendimento
A nova UTI Pediátrica, equipada com tecnologia de ponta, como ventiladores pulmonares, monitores multiparâmetros e aparelhos de raios X, atenderá pacientes de 29 dias a 15 anos. O Hospital da Criança, um projeto viabilizado com recursos municipais, estaduais e federais, soma 24 mil metros quadrados e 18 blocos.
A gestão é da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, com previsão de 148 leitos de internação e 40 leitos de UTI ao final das três fases de implementação.
“O Hospital da Criança é o resultado da parceria entre os entes federativos e a Organização Mundial da Família”, ressaltou Ricardo Barros. “Quando a gente fala em política de resultados, significa sonhar e entregar.
É garantir que a política pública chegue ao cidadão. E todos nós trabalhamos para entregar mais uma etapa de funcionamento do hospital”, comemorou.
Maringá pode ganhar unidade de produção de vacinas
Em um passo estratégico para o fortalecimento da biotecnologia no Paraná, Barros participou da assinatura do acordo de intenções entre a Sinovac Biotech e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), com apoio do Governo do Estado.
A nova unidade será construída em um terreno de 95 mil metros quadrados, com investimento inicial de R$ 24 milhões.
A parceria prevê o envase de vacinas contra varicela, pneumo 23, poliomielite e raiva humana, ampliando a capacidade produtiva nacional. Os projetos foram enviados para avaliação do Ministério da Saúde, dentro das Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP). Afirmou Barros:
"Também solicitamos R$ 111 milhões em recursos para viabilizar um polo de medicamentos em Maringá. Independentemente da aprovação do Ministério da Saúde, a unidade maringaense terá condições de iniciar o envase dessas vacinas"
Reconhecimento nacional e compromisso com a saúde pública
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, acompanhou as agendas de Ricardo Barros e elogiou sua dedicação ao fortalecimento do sistema de saúde e à expansão do Parque Tecnológico da Saúde.
“No período em que ele atuou como ministro desta pasta, eu estava na presidência da Fiocruz.
Então, hoje, eu queria afirmar aqui a importância desta visão pelo Brasil, de estarmos unidos pela pauta da saúde, da ciência, do desenvolvimento e da democracia”, destacou a ministra.