6 de junho de 2025

Desenvolvimento da Cidade Industrial de Maringá

Histórico da Cidade Industrial de Maringá

A Cidade Industrial de Maringá representa um marco no desenvolvimento econômico da região, e o deputado federal Ricardo Barros (PP-PR) desempenhou um papel fundamental na concretização desse projeto.Sua atuação abrange desde a destinação de emendas parlamentares até articulações políticas e apoio institucional, evidenciando seu compromisso com o progresso sustentável e a geração de empregos no município.



Concebida para impulsionar o desenvolvimento econômico local, a Cidade Industrial de Maringá foi oficialmente lançada em 2012, ocupando uma área de aproximadamente 100 alqueires na região sul do município, próxima ao Aeroporto Regional. O projeto atraiu o interesse de cerca de 300 empresas, que manifestaram intenção de se instalar no novo parque industrial, vislumbrando oportunidades de expansão e geração de negócios.


Além de abrigar indústrias, a Cidade Industrial foi planejada para incluir zonas residenciais multifamiliares, configurando-se como um novo bairro na área rural de Maringá. O plano diretor também previu a criação de um parque ambiental nas proximidades, assegurando a preservação ecológica e a qualidade de vida, e a implantação de um polo aeronáutico, aproveitando a proximidade do aeroporto. Adicionalmente, foi reservada uma área para a instalação de um campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), fortalecendo o componente tecnológico e de capacitação de mão de obra local.


Um elemento estratégico associado à Cidade Industrial é o Contorno Sul Metropolitano de Maringá, uma rodovia perimetral planejada para desviar o tráfego pesado do perímetro urbano e conectar diretamente a região da Cidade Industrial às principais rodovias e ao aeroporto. Essa nova via aumentou a segurança viária e a mobilidade, criando um novo eixo de desenvolvimento industrial para Maringá.

Emendas Parlamentares Destinadas por Ricardo Barros

Ricardo Barros contribuiu diretamente para a implantação da Cidade Industrial por meio de emendas parlamentares ao Orçamento da União, assegurando recursos federais para as obras estruturantes do projeto. Notadamente, Barros viabilizou verbas substanciais para a construção do Contorno Sul Metropolitano, infraestrutura indispensável para o sucesso da Cidade Industrial.


Em 2018, o deputado articulou e garantiu a inclusão de R$ 50 milhões em uma emenda de bancada do Paraná, inserida no Orçamento Geral da União de 2019, especificamente para a execução do Contorno Sul. Esse montante inicial permitiu tirar do papel um empreendimento de alto custo (estimado em cerca de R$ 450 milhões) e de grande envergadura, fundamental para dar acesso direto ao futuro parque industrial e ampliar a área disponível para instalações industriais em Maringá.


Nos anos seguintes, Ricardo Barros manteve um apoio orçamentário contínuo ao projeto, utilizando suas emendas impositivas individuais para complementar os investimentos. Em 2020, por exemplo, o parlamentar alocou aproximadamente R$ 44 milhões no orçamento anual da União destinados à continuidade das obras do Contorno Sul. Essa destinação recorrente de recursos federais demonstrou o compromisso de Barros em não deixar a obra paralisar por falta de verbas, garantindo fluxo financeiro para o andamento do projeto.


Vale destacar que as emendas de Barros voltadas ao Contorno Sul – e, por extensão, à Cidade Industrial, foram direcionadas integralmente ao município de Maringá, sem necessidade de contrapartida financeira da prefeitura, aliviando os cofres municipais.


Em resumo, as emendas parlamentares de Ricardo Barros somaram dezenas de milhões de reais aplicados na infraestrutura da Cidade Industrial, acelerando sua implantação. Esse aporte garantido via orçamento federal foi decisivo para iniciar a construção da rodovia perimetral e outras obras vinculadas, criando as condições necessárias para que as empresas interessadas possam, de fato, se estabelecer no parque industrial com acesso logístico adequado.

Articulações Políticas em Favor da Obra

Para além dos recursos financeiros, Ricardo Barros desempenhou um papel-chave de articulação política nos bastidores, destravando entraves e assegurando prioridade ao projeto da Cidade Industrial nas instâncias federais. Seu engajamento remonta aos primórdios da iniciativa: já em 2009, Barros atuou para viabilizar um convênio entre a Prefeitura de Maringá e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com o objetivo de elaborar o projeto do Contorno Sul Metropolitano.



Essa conquista reflete a efetividade de sua articulação: Barros conseguiu alinhar os interesses municipais de Maringá com as prioridades federais, garantindo que o projeto da rodovia – vital para a Cidade Industrial – recebesse atenção e celeridade por parte da União.


Em suma, Ricardo Barros atuou como o principal interlocutor político de Maringá junto ao governo federal para o projeto da Cidade Industrial. Sua capacidade de transitar entre as esferas municipal, estadual e federal, aliada ao conhecimento técnico (Barros é engenheiro civil de formação) e à experiência parlamentar, permitiu superar barreiras burocráticas e assegurar que tanto os recursos quanto as autorizações necessárias fossem obtidos. As articulações de Barros se traduziram em resultados concretos: o Contorno Sul tornou-se uma realidade em execução e a Cidade Industrial avançou de projeto no papel a uma obra em andamento, com respaldo político-institucional sólido.

Apoio à Prefeitura no Planejamento e Execução do Projeto

Ricardo Barros também forneceu apoio direto à Prefeitura de Maringá durante as fases de planejamento e implementação da Cidade Industrial, atuando de forma coordenada com as autoridades locais para alinhar investimentos do projeto. No período de lançamento da iniciativa, Barros exercia o cargo de secretário de Indústria e Comércio do Estado do Paraná (2011-2014) e utilizou essa posição estratégica para fortalecer as parcerias institucionais em prol do parque industrial.


Em julho de 2012, durante a cerimônia de apresentação da Cidade Industrial, foram assinados protocolos de intenção com importantes entidades de pesquisa e inovação – Instituto Lactec, SENAI e Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) – visando implantar no local o Tecnoparque de Maringá, um complexo tecnológico dentro da área industrial.


A articulação desses acordos contou com o apoio de Barros em nível estadual, integrando o projeto industrial às iniciativas de ciência e tecnologia. Essa sinergia garantiu que, desde o início, a Cidade Industrial nascesse com um componente de inovação e sustentabilidade, atraindo centros de pesquisa para desenvolver novas tecnologias e qualificar a mão de obra local.

Outra frente de atuação de Barros foi na definição das vocações econômicas a serem instaladas no parque industrial. Em 2014, o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) deliberou que a cidade investiria em dois novos polos industriais estratégicos: um Polo Farmacêutico/Biotecnológico e um Polo Aeronáutico. Ricardo Barros participou ativamente dessas discussões, apoiando a decisão e contribuindo para torná-la realidade nos anos seguintes. Como resultado, uma área da Cidade Industrial foi destinada para receber um campus industrial do Tecpar, voltado à produção de medicamentos, vacinas e insumos de saúde. Já próximo ao aeroporto, foram reservados lotes para indústrias da cadeia aeronáutica.


Essa orientação estratégica impulsionada por Barros em sintonia com o Codem – agregou valor sustentável ao projeto, ao priorizar setores de alta tecnologia e alto valor agregado, capazes de gerar empregos qualificados e inserir Maringá em cadeias